quarta-feira, 26 de setembro de 2012

BH WAY OF LIFE 


Belo Horizonte é, incontestavelmente, a terceira maior cidade brasileira. Com certa frequência escuto alguns questionamentos opositores sobre o assunto, dizendo que outras metrópoles a passaram; que ela já deixou de ser a terceira a tempos... Certo? Errado. Tudo é uma questão de interpretação. O IBGE classifica o município de BH (com aproximadamente dois milhões e meio de habitantes) como o sexto mais populoso do Brasil, e este município está inserido dentro da terceira maior cidade do país; é a sede da terceira maior metrópole brasileira, que hoje conta com mais de cinco milhões de habitantes. Belo Horizonte possui uma área territorial pequena; e a cidade cresceu por além de seus limites, invadindo os municípios vizinhos. Hoje temos uma gigantesca área urbana, uma enorme massa populacional intensamente conurbada, sendo que o município de BH ficou no meio, pequeno, comprimido em uma grande metrópole.

O mesmo acontece com São Paulo, a qual possui onze milhões de habitantes no município e vinte milhões na massa urbana. Sampa é considerada a quinta maior cidade do mundo, mas se considerarmos apenas o município, ela não está nem entre as dez maiores.

Cidade: meio geográfico e social caracterizado por uma forte concentração populacional que cria uma rede orgânica de troca de serviços (administrativos, comerciais, profissionais, educacionais e culturais). [Infopédia]

Não é atoa que sempre se referem à Tóquio como a maior cidade do planeta. Na verdade, Tóquio nem é um município. A palavra Tóquio, em japonês, significa grande metrópole. Tóquio é um conjunto de 23 municípios, cada um com uma administração diferente; assim com acontece com a Grande Belo Horizonte, a qual constitui apenas uma cidade, mesmo contando com 34 municípios distintos, sendo 18 deles intensamente conurbados. Não se define uma cidade apenas pela sua administração, pelo seu prefeito. Temos que analisar todo o contexto que envolve a questão. Eu moro a duzentos metros de Sabará. Atravesso a avenida principal do meu bairro pra fazer compras em um supermercado, sendo que ele está em outro município. Fui pra outra cidade? É claro que não.

Mas não é só na população que a Grande Belo Horizonte ocupa a terceira posição no Brasil. A metrópole é também o terceiro maior polo econômico, financeiro, industrial e cultural da federação; é o maior polo de pesquisas na área de biotecnologia da América do Sul; é a segunda cidade que mais exerce influência sobre municípios, além de ser a metrópole que mais cresce economicamente no país. Possui também duas universidades e três colégios que estão entre os dez melhores do Brasil e foi considerada pela ONU como a metrópole com maior qualidade de vida de toda a América Latina. Fatos que tornam Belo Horizonte, com certa folga, a terceira mais importante metrópole do país.

Uma boa noite pra vocês e até amanhã!


18 comentários:

  1. Sem dúvidas, a 3ª maior cidade e metrópole brasileira....

    ResponderExcluir
  2. Aldemário Ferreira Filho4 de janeiro de 2013 às 15:37

    Nessa você se superou Charles Tôrres!

    ResponderExcluir
  3. mto bacana, Charles! parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc ministra curso de fotografia por correspondencia? hehehheheh

      Excluir
    2. hehehehehhe se um dia pensar nisso, me avise hehehe

      Excluir
    3. Pode deixar, Junior! Tenho muito o que aprender ainda...

      Excluir
    4. rapaz, então eu tenho que dizer que o que vc já aprendeu até hj foi mto bem aprendido heheh

      Excluir
    5. Haha, um dia eu chego lá cara!! Valeu!!

      Excluir
  4. essa realmente se destacou, chals.... putz! linda!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Que beleza de foto!

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. 4 ou 5 segundos. Foi no bulb, com controle remoto... marquei o tempo de cabeça. E tirei uma de 2 segundos pra compor um leve HDR.

      Excluir
  7. essa cidade é bonita assim mesmo? não conheço.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com tudo que você disse. Eu moro oficialmente em Contagem, no Bairro Jardim Riacho, divisa com o Lindeia na Região do Barreiro. Coloca no Google depois ai, Avenida Marte, 748. Vou ta perto daquela pontinha do mapa oficialmente falando. Estou a menos de 200m de Belo Horizonte (municipio). E realmente, não tem divisa, não tem diferença. A Marilia Campos propunha a ideia de metropolinização. Conheço São Paulo e lá a Capital é um mero detalhe. Pessoas de Guarulhos falam que vão até a Zona Leste, até a zona o oeste, e não dizem "zona oeste de SP". Lá existe uma grande integração. Você citou Tóquio, mas Londres também é intensamente conurbada. Parabéns por valorizar tanto a Cidade onde Moramos. Belo Horizonte no coração dos mineiros.

    ResponderExcluir