sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

RIO ARRUDAS


O Arrudas é um rio essencialmente metropolitano. Sua nascente fica no extremo sul geográfico da cidade, mais precisamente no Barreiro, no Parque Jatobá, dentro do bairro homônimo; e deságua no Rio das Velhas, já no município de Sabará, percorrendo cerca de 45km dentro da área urbana da Grande BH. Passa por inúmeras grandes avenidas, cortando bairros e zonas inteiras, como Oeste, Leste, Centro; além do município de Contagem. É formado por vários córregos que nele desembocam ao longo do seu curso, formando, juntos, a bacia do Ribeirão Arrudas. Boa parte do seu curso foi tampada recentemente, numa tentativa de ampliar as avenidas por onde ele passa e desafogar o cada vez mais caótico trânsito da metrópole. Apesar de realmente melhorar o tráfego de veículos (ao menos temporariamente), tais iniciativas alteraram significativamente a paisagem da cidade, sendo hoje bastante rara uma perspectiva como essa da fotografia acima.

Tenham um excelente sábado!

---

Quer saber passo a passo como criar seu próprio projeto fotográfico? Conheça nosso Curso de Fotografia Autoral: A Construção do Projeto Fotográfico

5 comentários:

  1. Vendo como é hoje, é como ver o paraíso, pois teve momentos nesse trecho aqui do Arrudas, que o bicho pegava com Força. Vi e vivi cenas das janelas da "Datamec", perto da Praça da Estação, difíceis de esquecer. Hoje é "quase uma maravilha". De qualquer forma BH, o povo mineiro, a energia da cidade, é linda de todos os jeitos. ÊTA saudades da 'ôrra'!

    ResponderExcluir
  2. adorei conhecer um pouco sobre o rio arrudas pois nao sabia que ele existia em bh .achei bem interessante saber sobre ele .e o escolhi como tema de trabaho.

    ResponderExcluir
  3. O Rio deveria ser limpo tratado e respeitado e nao sujo poluido e domesticado. Enquanto nao aprendemos sofremos

    ResponderExcluir
  4. Nós jogamos nossos esgotos nos rios e mares, matamos os peixes e muitos vegetais e vem um BANDO DE GENTE SEM CÉREBRO afirmando que VIAJAMOS ATÉ A LUA E VOLTAMOS.

    ResponderExcluir