SOBRE

A IMAGEM

A fotografia urbana dá-nos a oportunidade de explorarmos o espaço público que convivemos e suas milhares de óticas, versões, cores, utopias, formas e fatos. Estudamos a cidade em sua condição de massa imóvel, da mesma forma que avaliamos sua movimentação frenética para conseguirmos melhores instantes fotográficos. O ponto categórico da foto-urbe se dá na dimensão em que se encontra uma massa urbana e suas infinitas possibilidades, sem nos deixarmos cair na tentação do lugar-comum. Com essa filosofia em mente, Charles Tôrres, que sempre foi apreciador de fotografias urbanas, durante os dez últimos anos carregou sua câmera por onde andou. O projeto "BH - UMA FOTO POR DIA" nasceu em junho de 2012 como uma forma de compilar em um blog as suas experiências diárias. Desde então, o portal não para de atrair adeptos, tanto de Belo Horizonte como de todo o Brasil.

A METRÓPOLE

Com cinco milhões de habitantes em toda a área urbana que lhe acomoda, Belo Horizonte é a terceira maior metrópole do país; possui o segundo maior parque industrial e é o terceiro maior polo econômico e cultural do Brasil. Moderna, dinâmica e cosmopolita; é capital do pão de queijo! Existem mais coisas entre Venda Nova e o Barreiro e entre Sabará e Betim, que julga nossa vã filosofia. Mas no blog, Charles não tem a intenção de ostentar. Não quer enfatizar riquezas ou pobrezas da cidade. Ele mostra Belo Horizonte como ela é, nua e crua, sem máscaras ou efeitos... no máximo um photoshop, se lhe permitem.

13 comentários:

  1. Respostas
    1. Boa noite! O BH - Uma Foto Por Dia é um projeto pessoal meu, com fotografias que eu mesmo tiro e posto diariamente. De qualquer forma, obrigado pelo interesse. Abraços!

      Excluir
  2. Belo projeto Charles. Estou sempre dando uma espiadinha nas suas fotos que são belíssimas. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi Chales. Estou encantada com o seu site. Amo BH, e ver a cidade através da fotografia é lindo é poético.

    ass: Francis Souza

    ResponderExcluir
  4. desde q descobri o site eu entro todo dia com o mesmo entusiasmo para ver a nova foto... obrigada por me fazer amar mais ainda essa cidade :) abraços

    ResponderExcluir
  5. Damn good pictures man ! Keep it up :) Cheers !

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber se posso utilizar as fotos, com devida citação de origem, no TripFans, a rede social de viagens criada por mim.

    ResponderExcluir
  7. Olá, gostaria de adquirir uma foto de BH para fazer um quadro. Você pode me ajudar? Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela idéia e pelas fotos.

    ResponderExcluir
  9. Imagens muito lindas! Parabens!

    ResponderExcluir
  10. Quem sabe você dá uma passadinha pelo Parque da Barragem Santa Lúcia (Parque Jornalista Eduardo Couri, nome oficial) e faz umas fotos? Eu tenho o Blog Parque da Barragem e faço uma postagem por dia, com foto e texto. Sou jornalista mas não sou fotógrafo profissional. Dê uma entrada lá. Publique uma foto do Parque em seu site. Abraço, Eustáquio Augusto dos Santos.

    ResponderExcluir
  11. I walked the streets of Belo Horizonte and parts of the perefiria for roughly five years, from 2003 to late 2007, and your camera brings that wonderful city back to life for me now that I am far away in New York. Que Saudade! Great stuff, you do great work. Thank you.

    ResponderExcluir
  12. Prezado CHarles, Belíssimo projeto e resultados. Gostaria de saber se poderia utilizar algumas de suas fotos em sites das disciplinas que eu ministro e em que condições especificas para fazê-lo. O site está em http://pq.arq.ufmg.br Meu nome é Renato email rcesarfs AT gmail.com

    ResponderExcluir

Arquivo do blog