sexta-feira, 31 de maio de 2013

FAZENDA DOS CAMARGOS


É difícil imaginar uma fazenda no meio de uma metrópole de 5 milhões de habitantes. Bom, a fazenda em si já não existe mais, mas uma pequena área foi preservada, em torno de sua antiga casa-sede. A Fazenda dos Camargos era um rancho que existia desde o século XIX, na época do Curral Del Rey, no extremo oeste do município. Com a inauguração de Belo Horizonte, a fazenda se transforma em um pequeno núcleo populacional. Em meados da década de 1950 os herdeiros da antiga fazenda, temendo invasões populacionais promovidas por pessoas que viriam a trabalhar na na vizinha Cidade Industrial, resolveram lotear a área em terrenos, formando assim o novo bairro. Na década de 1970, com a abertura da Via Expressa que ligava Betim e Contagem ao Centro de Belo Horizonte, o Bairro Camargos entrou no “mapa”, recebendo um fluxo maior de moradores. Na década de 1980, a construção do metrô incentiva nova leva de loteamentos na região; e já no final da década de 1990 a construção do Itaú Power Center, na época o maior centro de compras da América Latina, acaba por valorizar ainda mais o bairro, o qual hoje possui ótima infra-estrutura e qualidade de vida, com supermercados próximos, shoppings, duas estações de metrô e um clima muito agradável durante o ano todo.

Tenham uma ótima noite!

8 comentários:

  1. Interessante, não sabia que existiria algum vestígio antigo deste local, início.

    ResponderExcluir
  2. Prezado, parabéns pela iniciativa do registro ! Uma pergunta: qual o endereço desse imóvel ? Sou interessado por essas "raridades" da história de BH e gostaria de ir lá para conferir pessoalmente. Grato, abs.

    ResponderExcluir
  3. Essa fazenda era chamada de Fazenda da Praia?

    ResponderExcluir
  4. Quem deu origem dos nomes das ruas?

    ResponderExcluir
  5. Que legal moro em pedaço da fazenda Camargos

    ResponderExcluir
  6. O nome desta propriedade onde fui criada é " FAZENDA DOS CARNEIROS" e esta é a parte lateral da casa. Muitas boas recordações

    ResponderExcluir
  7. Qual é nome do antigo dono ( Camargo ))........

    ResponderExcluir