quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

O TREM QUE RASGA O LESTE


Quem frequenta ou mora na Zona Leste convive diariamente com o constante ir e vir dos trens que cortam a regional. São várias composições transitando pelas ferrovias praticamente o tempo todo. Não apenas na região leste, como em toda a metrópole, já que a Região Metropolitana de Belo Horizonte é o mais importante entroncamento ferroviário do país, pois as linhas que ferem as entranhas da urbe ligam todas as regiões do Brasil, de norte à sul e de leste à oeste. O fluxo constante se deve à grande massa industrial existente na cidade, especialmente em Contagem, Betim e no Barreiro. São trens que vão carregados de grãos, aço, ferro, alumínio e metais processados; além do comboio de passageiros que percorre a EFVM - Estrada de Ferro Vitória Minas, o qual sai diariamente da Estação Central em BH rumo à Cariacica, na Região Metropolitana de Vitória. Isso sem falar no Metrô, que conta com aproximadamente 30km de extensão e está prestes a ser ampliado. Como podem observar, o trem, que é um dos mais icônicos símbolos de Minas Gerais, não deixa de estar presente no dia-a-dia dos cidadãos da Grande BH.

Tenham uma ótima noite!

5 comentários:

  1. Charles, do meu quarto de dormir eu escuto o apito do trem conforme o horário , especialmente de madrugada, mesmo a minha rua estando relativamente longe da área chamada Beira-Linha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, quando eu morava no bairro Camargos, na divisa com Contagem, escutava frequentemente o som do apito do trem também. Por lá o tráfego é ainda mais intenso, por conta da proximidade com a Cidade Industrial. Aqui do Santa Inês eu escuto o barulho de um trem também... o metrô! Como eu moro praticamente atrás de uma estação (José Cândido), escuto frequentemente o ir e vir dos comboios passando pela linha.

      Excluir
  2. Aldemário Ferreira Filho4 de janeiro de 2013 às 14:42

    Não é à toa que em Minas a palavra trem é um substantivo que se aplica a uma série de coisas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Aldemário! Inclusive temos aquela velha piada, a qual dois mineiros estavam numa estação de trem esperando ele chegar; e quando chega, gritam: "pega os trem aí que a COISA tá vindo"!

      Excluir
  3. Adorei, ainda mais sabendo da sua paixão por trens... :)

    ResponderExcluir