sábado, 19 de janeiro de 2013

KRAFTWERK



A Região Metropolitana de Belo Horizonte abriga o segundo maior parque industrial do Brasil. São centenas de indústrias espalhadas pela urbe, em especial as metalúrgicas e siderúrgicas, cujos capitais ditam o desempenho da economia na cidade e no estado. Minas Gerais é um dos estados mais ricos do país, e uma parte significativa deste fato se deve à intensa atividade mineral exercida em nossa unidade federativa. Líder no Brasil em sua área de atuação, a siderúrgica franco-alemã V&M - Vallourec & Mannesmann do Brasil (foto) é um dos complexos siderúrgicos mais modernos e bem equipados do mundo - e a principal siderúrgica em atuação na cidade. Situa-se na Regional Barreiro, no extremo sul geográfico da metrópole, ocupando uma área de aproximadamente três milhões de metros quadrados. Sua área é tão grande que, de carro, podemos percorrer quase 4km, do limite sul ao limite norte da "Mannesmann", como é conhecida na região devido ao seu nome de origem.

A fotografia foi conseguida com a ajuda do meu amigo fotógrafo Felipe Lemos. Infelizmente, por conta de uma pequena inconveniência ocorrida com os hostis seguranças da siderúrgica, não conseguimos capturar seu maior atrativo visual, que são as intensas labaredas azuis que saem das chaminés de seus fornos. 

Para quem não conhece, Kraftwerk é uma banda alemã nascida em 1970, considerada como umas das principais precursoras da música eletrônica atual. Seu nome significa "usina de energia", no idioma germânico.

Tenham um ótimo domingo!

7 comentários:

  1. Morei bem perto da Manesmann, de 1985 a 1986. Via muito essas labaredas azuis. Sofríamos com o pó preto constante. É uma grande empresa.
    Foto belíssima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente uma grande empresa. Impressionante como pode ser esteticamente bela, mesmo com sua atmosfera poluente. Abraços!

      Excluir
  2. Conheço a empresa. lembro quando tive que andar dentro dela. muito grande.
    mas em relação a banda Curto bastante. tenho o dvd duplo Minimum Maximum. (pirata claro, mas tenho) kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que você foi fazer na Mannesmann?

      Eu sou fã d+ do Kraftwerk... desde pirralho!

      Excluir