domingo, 17 de novembro de 2013

BAIRRO DAS INDÚSTRIAS


Estar lá é vivenciar um lugar de atmosfera completamente diferente das zonas mais tradicionais da cidade. Temos a sensação de estarmos na cena de um filme americano que se passa em Chicago ou em Detroit, tamanha a atmosfera industrial da região. Cidadãos que vivem em função das fábricas que circundam suas residências, crianças brincando nas ruas... em contraste com áreas públicas abandonadas, como praças de esporte e lazer. O excesso de viaturas policiais passa a impressão de se tratar de um lugar perigoso, apesar do perfil do bairro não transparecer isso. Barulhento, lá escutamos todos os tipos de som, o tempo todo, em qualquer lugar. Marteladas, labaredas, vapores. Pude escutar também alguns zunidos constantes; chiados que lembram roldanas e engrenagens. Ao sair da Cidade Industrial, as enormes fábricas vão ficando para trás, dando lugar às ruas e avenidas relativamente calmas e tipicamente residenciais que acomodam simpáticos e simples edifícios de quatro pavimentos, em uma atmosfera que lembra a região do IAPI, porém bem mais plana e arborizada. Estamos no Bairro das Indústrias, bairro operário que, apesar do nome, praticamente não possui fábricas em seu núcleo. O bairro foi concebido para abrigar os trabalhadores da Cidade Industrial, do Jardim Industrial e de outras zonas fabris que rodeiam a região, no lado oeste da Grande BH. É rodeado por imponentes indústrias, mas conseguiu preservar a atmosfera bucólica em seu interior. Apesar disso, o cheiro de plástico, de ferro fundido, dos químicos e da madeira queimada são odores comuns no bairro, devido à proximidade com a zona industrial ao seu redor. Situa-se a aproximadamente 16km do Centro de BH, na Região Administrativa do Barreiro; e é cortado por grandes avenidas, como a Via do Minério, Tereza Cristina, Tito Fulgêncio, além do Anel Rodoviário. Mas o bairro é mais que isso, mais que dados ou informações. É um lugar bastante empolgante, especialmente para fotógrafos inquietos. Vale uma visita!

Tenham uma ótima semana!

2 comentários:

  1. Muito bom texto e foto do conjunto habitacional Arrudas, na divisa Bairro das Indústrias e Vila São Paulo. Gostaria de obter do autor a permissão para agregá-lo [claro, citando a fonte e autoria] ao documentário que estou fazendo sobre os quase 70 anos de história dos dois bairros citados. Sou o jornalista Chico Nascimento (nascimentochico@hotmail.com) e gostaria de receber a resposta primeiramente p/e-mail, depois p/whatsapp. Contatos podem ser feitos na secretaria da paróquia c/secretárias. Elas têm informações a meu respeito. Com os meus agadecimentos.

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Gostei do texto sobre a regiao da cidade industrial e do bairro das Industrias. Eu cresci aqui e os odores das industrias mesclado com a vivencia no bairro, que aparentemente calmo, mas com momentos de fulgor, faz a gente tirar belas fotos e ter experiencias complexas em ''BH city''.
    Parabéns
    Att
    L.Maia

    ResponderExcluir