domingo, 1 de julho de 2012


O FOTÓGRAFO

Meu nome é Charles Tôrres, tenho 29 anos, fotógrafo, professor de fotografia e músico compositor. Sou proprietário, justamente com a artista plástica Lígia Tôrres (minha esposa), da Metrópole - Escola de Fotografia (www.escolametropole.com).


A IMAGEM

A fotografia urbana dá-nos a oportunidade de explorarmos o espaço público que convivemos e suas milhares de óticas, versões, cores, utopias, formas e fatos. Estudamos a cidade em sua condição de massa imóvel, da mesma forma que avaliamos sua movimentação frenética para conseguirmos melhores instantes fotográficos. O ponto categórico da foto-urbe se dá na dimensão em que se encontra uma massa urbana e suas infinitas possibilidades, sem nos deixarmos cair na tentação do lugar-comum. Com essa filosofia em mente, eu, que sempre fui apreciador de fotografias urbanas, durante os dez últimos anos carreguei minha câmera por onde andei. O projeto "BH - UMA FOTO POR DIA" nasceu em junho de 2012 como uma forma de compilar em um blog as minhas experiências diárias. Desde então, o portal não para de atrair adeptos, tanto de Belo Horizonte como de todo o Brasil.

A METRÓPOLE

Com cinco milhões de habitantes em toda a área urbana que lhe acomoda, Belo Horizonte é a terceira maior metrópole do país; possui o segundo maior parque industrial e é o terceiro maior polo econômico e cultural do Brasil. Moderna, dinâmica e cosmopolita; é capital do pão de queijo! Existem mais coisas entre Venda Nova e o Barreiro e entre Sabará e Betim, que julga nossa vã filosofia. Mas nesse blog, eu não tenho a intenção de ostentar. Não quero enfatizar riquezas ou pobrezas da cidade. Quero mostrar Belo Horizonte como ela é, nua e crua, sem máscaras ou efeitos... no máximo um photoshop, se me permitem.

Apreciem!

Charles Tôrres
contato@escolametropole.com

6 comentários:

  1. Obrigado por nos mostrar paisagens diferenciadas desse Belo Horizonte que tantas vezes passa despercebido aos nossos olhos velozes e insaciáveis por mais e mais informação. De fato você propõe uma viagem (sem custos) à essa bela metrópole. Você é sensacional, sou sua fã. Sucesso, sempre...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Lígia Tôrres! Pode ter certeza de que esse projeto jamais iria pra frente sem o apoio de uma pessoinha especial que acorda ao meu lado todos os dias, a qual eu amo incondicionalmente, mais que tudo nesse planeta. Grande beijo pra você, esposa!

      Excluir
  2. Acabei de descobrir o Blog e sinto como se tivesse tropeçado em uma pepita de ouro!

    Como não resisti a voltar desde o primeiro post, deixo meus parabens aqui cara! Grande trabalho!
    Vou deixar a sugestão de passar aqui no Santa Efigênia e fazer seu registro!rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos! Fico feliz que tenha gostado do projeto. Pode deixar que o Santa Efigênia está em meus planos. Apesar de morar perto do referido bairro, quase não passo por ele. Mas em breve farei seu registro. Grande abraço!

      Excluir
  3. Olá, amei as fotos de BH,sou da capital mineira mas autualmente moro em Ponte Nova-MG ,graças as fotos do blog ,poderei matar a saudades da minha cidade q tanto amo.....obrigada pelas belas fotos.. Tayana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tayana! Coincidentemente já fiz esse mesmo caminho. Sou de BH, mas morei um tempo em Ponte nova há uns quinze anos atrás. Depois fui pra Brasília, onde passei dez anos... e hoje estou de volta à BH... e vou lhe dizer, melhor lugar não há! A propósito... gosto muito de Ponte Nova! Quero voltar aí para visitar.

      Grande abraço e obrigado por apreciar!!

      Excluir